Planetário de Santa Cruz abre as portas para alunos da rede pública
terça-feira, 2 de outubro de 2012Uma série de excursões estão em andamento, nas escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, para o Planetário de Santa Cruz, na Cidade das Crianças. A ideia é dar oportunidade a alunos de escolas públicas municipais do Rio de ter contato com questões que fazem parte do currículo escolar, mas que podem parecer distantes e complicadas. No projeto, as crianças farão visitas guiadas com monitores orientados e treinados por astrônomos para receber e apresentar as exposições e atividades desenvolvidas pelo planetário, assistirão ao espetáculo teatral premiado Joaquim e as Estrelas e as sessões de projeção na cúpula do espaço.
Serão sempre três escolas ao dia que se revezam percorrendo o circuito da visita guiada, da projeção na cúpula, que garante uma sensação de imersão no espaço, e da peça infantil da Companhia Teatro de Nós, na qual o personagem principal acredita que as estrelas estão tristes porque a maioria das pessoas deixou de olhar para o céu. O texto é de Renata Mizrahi, que recebeu o Prêmio Zilka Salaberry 2010, com este trabalho. A atividade só está sendo possível por uma parceria entre a Fundação Planetário, o governo (10ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – SME RJ) e a Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. (FCC S.A.).
O projeto prevê 20 apresentações no Planetário de Santas Cruz, desenvolvidas de maio a outubro de 2012, de forma a contemplar a maior parte do calendário escolar. O próximo encontro é no 3 de outubro (quarta-feira) e vai contemplar 480 crianças. As escolas presentes são: E.M. Monteiro Lobato, E.M. Narcisa Amália, E.M. Profª Leocádia Torres, E.M. Floripes Angladas Lucas, E.M. Ana Neri e E.M. Euclides Roxo.
Fonte: Jornal Extra
Mais notícias sobre Santa Cruz:
- Santa Cruz Shopping anima a Páscoa das crianças com a peça O coelho Escovão
- Santa Cruz Shopping apresenta peça infantil A pequena sereia
- Cemitério de Santa Cruz recebe ação de conservação para o dia de finados
- SuperVia inaugura bicicletários gratuitos em Realengo, Bangu e Santa Cruz
- Ação em Santa Cruz prende suposto braço-direito do traficante Matemático