Asfalto cede e BRT Transoeste, no Rio, fecha no sentido Santa Cruz
segunda-feira, 1 de abril de 2013Inaugurado em junho de 2012, o BRT Transoeste, na Zona Oeste do RJ, passa pela segunda vez, em apenas nove meses, por obras. A intervenção obriga os motoristas a mudar de caminho e aumenta o percurso percorrido.
Em janeiro, o Túnel da Grota Funda ficou fechado por quatro dias, no sentido Santa Cruz, para reforço nas paredes e correção de fissuras. Desta vez, o asfalto cedeu na faixa do corredor de ônibus no bairro de Santa Cruz pouco antes da estação Mato Alto e, em seguida, em uma ponte, por toda a largura da pista, que precisou ser interditada para as obras de reparo.
Em função disso, os motoristas precisam fazer um desvio de quase 8 km a mais, no mesmo sentido, entre as estações Mato Alto e Magarça. O tráfego é desviado pela Estrada do Mato Alto, na Ilha, ou pela Estrada da Matriz, passando pela Pedra de Guaratiba, e os veículos só retornam ao BRT após a estação Magarça.
Além da distância mais longa, os caminhos alternativos têm problemas como asfalto precário e falta de sinalização. Somente os ônibus do BRT continuam seguindo para Santa Cruz pelo corredor, na pista oposta, que teve o sentido invertido. No sentido Barra, os coletivos trafegavam pela pista comum, junto com os demais veículos.
Segundo Eduardo Carvalho, gerente de obras de vias especiais, da Secretaria Municipal de Obras (SMO), o problema foi causado pelo solo do local, que é muito instável e a Sanerio, firma de engenharia responsável pela construção da pista vai bancar as obras de recuperação desse trecho do BRT, que devem ficar pronta em dois meses.
“A pista aqui nesse local de Guaratiba, ela toda tem solo mole; por isso, a gente chamou a empresa de novo, para ela refazer esses pontos com uma solução definitiva, dentro da garantia”, afirma Carvalho.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Santa Cruz:
- Campanha Rio Sem Raiva chegará ao bairro de Santa Cruz no dia 30/11
- Papai Noel chega de carruagem ao Santa Cruz Shopping
- Inauguração do Museu de Ideias contempla cultura indígena em Santa Cruz
- Confira o que abre e o que fecha em Santa Cruz e em todo Rio durante o Carnaval
- Comunidade de Santa Cruz recebe Bairro Maravilha