PM apreende armas e drogas em ação em favelas de Santa Cruz
quinta-feira, 18 de outubro de 2012Policiais militares do 27º BPM (Santa Cruz) fazem, desde as 5h desta quarta-feira, uma operação nas favelas do Rola e de Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação mobiliza 60 homens e conta com o apoio de um veículo blindado. Até o início da tarde, um homem foi preso.
Durante a operação, a Polícia Militar apreendeu ainda 40 quilos de cocaína, 500 peças de munição para fuzil calibre 556, 19 tabletes de maconha prensada — cada um pesando cerca de um quilo — e trouxinhas da droga. A ocorrência foi registrada na 36ª DP (Santa Cruz).
A ação nas favelas da Zona Oeste é realizada um dia depois de o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) assumir o patrulhamento da Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio do Janeiro. A comunidade estava ocupada desde domingo pela Polícia Civil, que participou da operação de retomada de territórios dominados por traficantes. Para marcar a pacificação, os policiais hastearam, nesta terça-feira, as bandeiras do estado do Rio de Janeiro e do Brasil no alto de uma laje na localidade conhecida como Azul.
Dezoito policiais a cavalo do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da PM também vão auxiliar no patrulhamento das ruas da favela. Segundo a comandante do RPMont, a tenente-coronel Cláudia Lovain, os policiais ajudarão a vasculhar a comunidade em busca de armas e drogas.
Durante a operação do Bope para ocupar o Jacarezinho, o Batalhão de Ações com Cães apreendeu 117 trouxinhas de maconha, 37 tabletes e 21 gramas da mesma, 70 munições calibre .5,56 e dez munições calibre .40. O material foi encontrado durante patrulhamento na Rua Guanabara, no Jacaré, e encaminhado à 25ª DP (Engenho Novo).
Logo na entrada do Jacarezinho, policiais do Bope encontraram, próximo a uma piscina utilizada por traficantes, material para embalar drogas. A piscina e a área de lazer foram destruídos na tarde desta terça-feira. Uma base de operações do batalhão será montada na localidade onde as bandeiras foram hasteadas. Segundo o relações públicas do Bope, major Ivan Blaz, a unidade servirá também de ponto de apoio para que as equipes façam operações em comunidades próximas.
O Bope fará operações sistemáticas em pelo menos 15 favelas da região, segundo o major Ivan Blaz, porta-voz do batalhão. Blaz afirmou que as operações foram traçadas pelo comando da PM e do Bope. Na relação estão as favelas do Arará, em Benfica; todo o Complexo da Maré; a Barreira do Vasco e as favelas do Lins. O major confirmou que os principais chefes do tráfico de Manguinhos, Jacarezinho, Mandela e Varginha teriam fugido. Parte teria ido para o Parque União, na Maré.
Fonte: Jornal Extra
Mais notícias sobre Santa Cruz:
- Santa Cruz:Prefeitura do Rio não permitirá cobrança por recargas do Bilhete Único Carioca
- Planetário de Santa Cruz oferecem gratuidade a servidores municipais
- Prefeitura realizou Desfile Olímpico em Santa Cruz
- Santa Cruz Shopping apresenta peça A lebre e a tartaruga
- Base de Santa Cruz será disponibilizada durante o Rio +20